Tutorial Sketchup Brasil: Sketchup & Google Earth.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sketchup & Google Earth.

Olá a todos.

Abaixo vou escrever um pouco sobre o meu primeiro e atualmente único trabalho postando no Google Earth.


Para rotacionar o modelo 3D clique na seta e arraste para os lados.

Quando comecei a utilizar o Google Sketchup comecei inicialmente fazendo pequenos objetos, entendendo o básico da ferramenta e o que ela podia oferecer, cada vez aprendendo mais.






Sempre gostei do Google Earth, e por mera coicidencia descobri que era possível modelar as construções em 3D que são visualizadas no Earth através do sketchup.

Interessante é que uma coisa foi se juntando com a outra, sempre gostei de fotografia, e antes de qualquer coisa que você pretende modelar para enviar para o Google Earth, é necessário ir até o local e tirar varias fotos, quanto mais detalhes você tiver em mãos para trabalhar melhor.

É necessário saber utilizar ferramentas de edição de imagens para criação e tratamento das texturas, Adobe PhotoShop faz muito bem esse tipo de trabalho, e é outra ferramenta gosto muito de usar. ^^

Juntando conhecimentos e experiências de uma ferramenta com a outra comecei a modelar o Ed.Beta que está localizado em São Bernardo do Campo na Universidade Metodista de São Paulo.




Como eu era muito iniciante e estava trabalhando bastante e estudando muito foi um pouco difícil arrumar tempo, mas sempre que possível trabalhava um pouco na modelagem deste projeto.

Após algumas semanas de trabalho consegui finalmente terminar a modelagem do Ed.Beta e enviei para que fosse avaliado e possivelmente aprovado. Depois da longa espera que durou quase seis meses o Ed.Beta foi aprovado e se encontra disponível na biblioteca de construções do Google Earth.

Atualmente estou aguardando a aprovação de um outro edifício da própria Universidade Metodista, conhecido como Ed.Alfa, assim que ele for aprovado irei publicarei um comentário sobre ele.

Obrigado a todos e até a próxima.

3 comentários:

  1. muito bom seu tutorial e suas criaçoes eu adorei

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida. Os modelos criados por você e publicados no Google Earth estaria disponíveis para que eu visualizasse neste momento no Google Earth, ou eu preciso fazer o download de um arquivo(conforme li em um artigo)? Caso seja este o procedimento, download para visualização, você conhece outra forma de que os modelos criados estejam disponíveis sem download para qualquer usuário?

    ResponderExcluir
  3. Olá Charles, a partir do momento que um objeto está publicado no Google Earth você só precisa ativar a opção para visualizar construções em 3D.

    E se acessar o Armazém 3D e localizar o prédio que estiver procurando poderá fazer o download para seu PC.

    ResponderExcluir

Gostou do tutorial? ficou alguma dúvida? não esqueça de comentar.

Pesquisa

Share