Tutorial Sketchup Brasil: Armazém 3D do Google

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Armazém 3D do Google

Olá prezados leitores.

Resolvi publicar este post sobre o armazém 3D do Google depois de terem me questionado no Twitter se eu conhecia algum web site que tivesse disponíveis modelos de edifícios para download gratuitamente.










Este web site existe e se chama Armazém 3D (3D warehouse), nele temos disponíveis além de edifícios objetos de todos os tipos para download e podemos abrir esse arquivos normalmente para edição no Google Sketchup.

Todos os edifícios em 3D que você ver no Google Earth são modelos Georreferenciado, o que significa que ele possui uma referencia geográfica, e se encontra publicado exatamente onde está a sua foto Google Earth.

Todos os modelos Georreferenciado são verificados antes pela equipe do Google Earth para saber se ele está adequado com os padrões estabelecidos do sistema.

Uma vez que está tudo correto ele é publicado no Google Earth, mas se tiver alguma coisa que precisa ser ajustada eles dão um parecer dizendo o que precisa ser feito para liberação.

No caso eu não vou entrar em muitos detalhes sobre isso agora senão vou me desviar do assunto do post.

Abaixo seguem algumas imagens de modelos Georreferenciado que serve de exemplo de construções que podem ser vistas no Google Earth após habilitar a opção "Construções em 3D".

Shopping Light - Modelado por: Panais Bouki




Museu do Ipiranga - Modelado por: MaurilioCamargo




Catedral da Sé - Modelado por: Panais Bouki




Copan - Modelado por: MarcosDavid




Edifício Altino Arantes (Antiga Sede do Banespa) Modelado por - MaurilioCamargo




Além dos Georreferenciado existem os modelos Não-georreferenciado, que são objetos sem referencia geográfica, que variam desde móveis a objetos de decoração, e veículos, pessoas, eletrônicos, objetos conceituais etc.

Abaixo segue alguns exemplos...

TV de LCD SONY - Modelo por: shlen


MacBook PRO - Modelado por: Attuale


Cadeira - Modelado por: Acorn


1999 Volkswagen Golf MK4 3-door - Modelado por: kikiokyo


Acho que agora deve ter ficado de fácil entendimento a diferença entre Georreferenciado e Não-Georreferenciado.

Todos os modelos citados acima independente se é Georreferenciado ou não ele está publicado no Armazém 3D e qualquer usuário que tiver interesse pode fazer o download e usar em seu trabalho normalmente.

Mas o legal mesmo é você criar o máximo possível de objetos sem precisar do armazém 3D, falo isso porque sempre que estou fazendo alguma coisa e pego algum arquivo quase sempre eu preciso ajustar a escala, tirar outros objetos inúteis que vêm de brinde junto com o arquivo, ou o objeto tem uma contagem muito alta de polígonos e isso começa a travar meu PC, ou o cara que publicou o material não colocou o mesmo com a textura do lado correto etc.

Enfim existem vantagens e desvantagens, mas é claro que vale a pena dar uma conferida, o bom de você mesmo criar seus objetos sem depender do armazém é que quanto mais você trabalhar melhor vai ser o resultado, a maioria dos trabalhos profissionais que eu vejo por ai na web geralmente são de arquitetos e a pessoa desenhou praticamente tudo do zero, e o resultado chega a ser muito impressionante, a prática e um pouco de estudo leva literalmente a perfeição.

Bom pessoal isso foi apenas uma breve introdução sobre o Armazém 3D, em breve pretendo ensinar como publicar um objeto Não-georreferenciado no armazém.

Mas logo pretendo iniciar a modelagem de outro edifício como hobbie e pretendo ir explicando para vocês como funciona o processo, é trabalhoso mas vale a pena.

Qualquer dúvidas que vocês tiverem, por favor, comentem abaixo.

Att.

Fernando Bernardo

Recomendo que acesso o primeiro vídeo tutorial do blog, onde ensino como modelar uma estante.
Aprenda como desenhar uma estante

Um comentário:

  1. Olá, mais uma vez!

    Fernando, uma pergunta! Como faço para inserir no blog um exemplo de um objeto em 3D igual a esses que você postou acima? Que podemos manipular.

    Agradeço-lhe desde já a resposta.

    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir

Gostou do tutorial? ficou alguma dúvida? não esqueça de comentar.

Pesquisa

Share