Tutorial Sketchup Brasil: Dicas & Truques - Plugin Soap Skin & Bubble

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dicas & Truques - Plugin Soap Skin & Bubble

Na artigo de hoje irei comentar um pouco sobre Plugins para o Google Sketchup e a sua funcionalidade.



Plugins nada mais são do que complementos que podem ser instalados no Sketchup para adicionar algumas funcionalidades extras facilitando e permitindo que você ganhe tempo na modelagem de alguns objetos.








Existe uma infinidade muito grande de Plugins que podem ser baixado e instalado no Sketchup, hoje irei comentar sobre o Soap Skin Bubble.

O mesmo foi desenvolvido pelo engenheiro Alemão Josef Leibinger, e pode ser baixado em sua página oficial.


Ou no link abaixo retirado do próprio site que foi atualizado para versão 10.10


Para fazer a instalação dele no Sketchup é necessário primeiramente descompactar o arquivo e copiar ele para a pasta "tools" geralmente o mesmo costuma fica localizado no diretório padrão que é

C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 7\Tools

De acordo com as instruções do autor do programa os arquivos devem ser movidos em...

SoapSkinBubbleTools.rb em C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 7\Tools


E a pasta SoapSkinBubble deve ser copiada junto com todos os sub-diretórios que estiver dentro dela em C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 7\Tools



Lembrando que se você estiver fazendo isso com o Sketchup aberto, terá que fechar e abrir novamente o programa para que o Plugin apareça integrado ao Sketchup.

Uma vez que você fez a instalação dele com sucesso ele irá aparecer na barra de ferramentas do Sketchup.



Legal mas e agora? Para que serve o Soap Skin Bubble afinal de contas?

Bom ele serve basicamente para criar objetos e formas arredondadas a partir de linhas.

Vou fazer uma pequena demonstração para explicar melhor como plugin funciona.

Primeiramente vou desenhar um retângulo e depois fazer algumas linhas curvas nele.


Depois que desenhei duas curvas com Arc, eu deletei todo o restante do retângulo, mas para fazer o plugin funcionar corretamente é necessário deixar selecionado as linhas que irão se unificar, lembrando que só da certo também se as linhas estiverem em fechadas em um loop.


Deletei todo o restante deixando apenas as linhas, veja que elas formam um circuito fechado, se todas as linhas selecionadas não estiverem juntas não irá funcionar!


Depois de selecionar todas linhas num circuito fechado, clique no primeiro botão do Plugin "Generate Soap Skin".



Logo após clicar no botão Generate Soap Skin o programa irá montar uma grade entre as linhas, e no canto inferior direito vai aparecer escrito Division 10, se você digitar por exemplo nesta parte 20 e pressionar ENTER, vai dobrar a divisão de linhas aumentando a quantidade de polígonos também.

DIVISION 10



20 + ENTER.



30 + ENTER.

 

40 + ENTER.


Enfim, acho que já deu para entender, quanto maior o número maior a quantidade de linhas na grade e maior a quantidade de polígonos que será gerada, e mais suave irá ficar a curva, mas é importante lembrar que quanto mais polígonos tivermos mais memória e processamento iremos consumir da máquina.

Essa parte é importante, muita gente se atrapalha pensando que está tudo certo e clica fora achando que está tudo pronto...

Sempre que você definir a quantidade de divisões que vai ter pressione ENTER duas vezes para o Plugin juntar tudo e montar as curvas.

Na imagem abaixo temos o resultado logo após apertar ENTER depois de ter definido o Division e esperado alguns segundos.

Tome sempre cuidado nessa parte, quanto maior o número do division mais tempo irá demorar para montar tudo, e mais pesado irá ficar o seu modelo.


Agora irei explicar o que cada botão faz, lembrando que sempre devemos estar com o objeto selecionado antes de clicarmos em um deles.

Skin - É o botão que irá gerar a grade com as linhas selecionadas, é onde definimos também a quantidade de detalhes DIVISION que a grade vai ter digitando um número e pressionando ENTER. obs: Depois de ter definido o número do Division pressione ENTER novamente!

X/Y - Esse botão tem a função de manipular a superfície selecionada, é o mesmo esquema da Skin em quanto estiver com tudo selecionado você digita um valor numérico e pressiona ENTER.

Bub - É o botão que manipula a pressão, nele é possível literalmente inflar a curva do objeto digitando um valor e pressionando ENTER.

No exemplo abaixo o valor digitado foi 100, veja o que aconteceu com a curva.



É possível usar valores negativos também, veja o que acontece quando digitamos -100




Restart the Formfinding - Essa função de acordo com a página oficial permite continuar depois de parar Formfinding ou após manipulações caixa de areia. (Na verdade não entendi muito bem)

Stop Formfinding - Se a rede não estiver pronta ainda ele irá parar quando acionado, fiz um teste colocando um valor bem alto, e após clicar nele o balão que estava inflando parou na hora.

Help - Botão de ajuda que irá te redirecionar para este link http://www.tensile-structures.de/help.html

Bom pessoal espero que tenham entendido e gostado do Plugin, ele é extremamente útil para modelagem de curvas, já vi pessoas utilizarem este plugin para fazer até a modelagem de automóveis, a pessoa desenha as linhas e unifica tudo com este plugin suavizando as suas curvas permitindo uma modelagem bem suave e detalhada.

Até a próxima pessoal.

Acesse o próximo tutorial para entender um pouco melhor sobre como trabalhar e manipular texturas.






8 comentários:

  1. Muito bom.. este eu não conhecia.. o 2° link tá quebrado.. página não encontrada mas o 1° tá legal..

    Agora vou treinar bantante esta função e o que consigo criar..

    Abçs
    Henrique

    ResponderExcluir
  2. Henrique obrigado novamente pela sua postagem, na verdade o segundo link foi removido da página oficial porque o plugin foi atualizado, já atualizei.

    ResponderExcluir
  3. Adorei este tutorial... adoro o Sketchup.... esta ferramenta "restart the formfinding" permite que você pare e continue a inflar até que consiga a forma desejada..... espero ter ajudado...e obrigada pelas informações

    ResponderExcluir
  4. Noossa.. estava pesquisando muito como modelar estruturas tensionadas! Esse tutorial me salvou! eheueiahuia Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Cara, cada quadrado desses fica reto? Se sim, vai quebrar um galhão pra fazer papercrafts!
    Valeu!

    ResponderExcluir

Gostou do tutorial? ficou alguma dúvida? não esqueça de comentar.

Pesquisa

Share