Tutorial Sketchup Brasil: Ferramenta Move/Copy

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ferramenta Move/Copy

Olá pessoal.

Estive bem ocupado nessas duas ultimas semanas num treinamento intensivo aqui onde trabalho, o que consumia todo o meu tempo impossibilitando qualquer atenção ao blog.

Para não deixar vocês na mão vou continuar postando algumas dicas e truques sobre a ferramenta Move/Copy do Sketchup e mostrar para vocês como ganhar tempo movendo e copiando objetos.

Sketchup Move/Copy 








Bom para mostrar o principio básico, irei começar trabalhando com um cubo.

 

Com a ferramenta Select escolhi a face pontilhada em azul e com a Move/Copy comecei a movimentar o cubo para ambos os lados, mas como selecionei apenas a frente do cubo, repare nas imagens abaixo que apenas a frente se move e os outros lados ficam no mesmo local.



Independente da direção que eu movimentar a face selecionada, os lados restantes irão permanecer no mesmo local, claro que o cubo irá se deformar de acordo com a posição em que estou o movimentando.


É possível também segurar o Shift quando se movimenta o objeto para que ele fique travado num eixo especifico, está função se chama Constrained.


Se durante a movimentação do objeto se eu pressionar o CTRL a face selecionada irá ganhar uma cópia, dai vem o nome da ferramente "move/copy".


Da mesma forma que se eu tiver selecionado todos os lados cubo e pressionar o CTRL teremos uma cópia idêntica dele.

 

No  exemplo abaixo irei utilizar um espaçamento maior entre os cubos e logo após posicionar o mesmo num determinado ponto irei digitar "/3 ENTER" (barra número Enter) no teclado para criar mais duas cópias entre os cubos.



Desta maneira.


Está técnica pode ser utilizada com qualquer tipo de objeto que estiver selecionado, sela ele cubo, pilares, objetos mais complexos etc.

Esse recuso se chama cópias múltiplas,mas só funciona se o objeto que estiver copiando estiver no mesmo eixo, repare que na imagem abaixo o cubo está exatamente na mesma linha ou eixo que no caso foi o vermelho.

Se tentar usar fora do eixo Constrained não irá funcionar, e se digitar o comando (barra número Enter) depois de ter por exemplo colocado o objeto mas depois ter feito alguma outra coisa também não irá funcionar.

Vou aproveitar um gif animado que fiz em outro tutorial para explicar melhor está parte, acho que a melhor forma de explicar é mostrando como fazer neste caso.


 

Está técnica é uma das que mais gosto de usar pois além de ganhar tempo, possibilita um perfeito espaçamento entre os objetos.

No exemplo abaixo desenhei o pilar de uma varanda e agrupei tudo para que tenha apenas uma seleção.



Apenas segurei o CTRL para criar a cópia do pilar e segurei o SHIFT para manter o movimento travado no eixo vermelho com Constrained, novamente tem que estar no mesmo eixo com o Constrained ativado para dar certo.


Logo em seguida digitei "/10 Enter" para ter 11 cópias, mas como vi que /10 era pouco digitei /20 para dobrar a quantidade de pilares e diminuir o espaçamento.


 

Lembrando que você digita o comando logo após ter posicionado o objeto diretamente no teclado numérico, não precisa ir com o ponteiro do mouse em Lenght (Comprimento) selecionar o campo e digitar, soltou o objeto onde queria já "digita / número enter"



Com está técnica você pode facilmente fazer uma cerca se quiser.

 

  

Enfim, basta usar sua criatividade com sabedoria e você não terá mais problemas para posicionar e alinhar objetos um ao lado do outro.

Agora voltando ao Cubo que mais parece um retângulo.



Se eu selecionar apenas um dos lados e puxar para cima, veja que o retângulo irá se deformar de acordo com a borda que estou puxando para cima, lembrando um pouco formato de fabricas ou indústrias.



Agora selecionei outra borda na lateral e movimentei para os lados no eixo verde, mostrando que você pode selecionar a linha ou a borda que quiser para movimentar e mudar o formato do objeto.

Na verdade quando movimento a lateral do objeto automaticamente ela está travado num eixo no meu caso o verde, mas durante a movimentação se eu pressionar o ALT, o Sketchup permitira que eu saia do eixo verde e deforme o objeto do jeito que quiser.



Está opção só será habilitada se você pressionar o ALT durante a movimentação de um objeto que automaticamente está travado num determinado eixo.


Agora novamente voltando ao cubo que parece um retangulo mas eu insisto em chamar de cubo...

Desenhei apenas uma linha no seu centro dividindo ele em duas partes e já selecionei ela.

 

 Se ir com a Move na linha selecionada e puxar para cima no eixo azul, o cubo irá ganhar o formato de uma casa.



Bom pessoal que eu me recordo isso é tudo que se pode fazer com a Move/Copy, espero que essas dicas ajudem vocês na modelagem de suas casas, bares, hoteis etc.

Até a próxima.

Próxima postagem irei explicar um pouco melhor sobre as Templates do Sketchup.
Por qual template comecar

7 comentários:

  1. Duas coisas que valem ser lembradas;

    1° é que quando se estica um objeto (que seja um cubo ou outro), sempre acaba se criando uma nova "linha/aresta" que pode (e deve ser) apagada, pois assim ao final do projeto temos um conteúdo mais leve, pois o que define o "peso" final do arquivo é o n° de "linhas".

    Esta limpeza pode ser facilmente feita com o uso da ferramenta "Raio-X" + a "Borracha", porém tem de cuidar para não apagar junto "linhas" de obgetos ou componentes que estejam atrás.

    2° Também é possível ter vários componentes (e não só objetos) já criados (não necessáriamente iguais entre sí), e simplesmente mover com esta mesma ferramenta sem a necessidade de selecionar idividualmente, apenas passando ela por cima, ela automaticamente auto seleciona o objeto.. o que também nos ajuda a ganhar um bom tempo de edição e composição.

    Última Dica:
    Recriei a tua cerca de 15 estacas, exatamente da mesma forma.

    Resultado 1:
    Arquivo de 24,8kb
    169 arestas (linhas)
    91 faces (lados)

    Tendo em mente (e suposição) que utilizaria a cerca com uma textura, limpei as "linhas" que estavam sobrando.

    Resultado 2:
    Arquivo 17,4kb
    99 arestas
    35 faces

    ou seja..
    tivemos um pouco mais de 35% de economia no tamanho do arquivo, o que também vai diminuir o tempo de renderização.

    Sei que aqui os exemplo são pequenos mas se utilizados essa idéia em grandes escala veremos as diferenças.. que tal se ao invés de "kb" fossem "MB"??

    Desculpe utilizar todo este espaço.. não quis corrigir, apenas compartilhar..

    Henrique Santos
    henriquesantos@ymail.com
    www.mancandolivre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Henrique, obrigado pelo seu comentário agradeço a sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação, tudo que sei sobre Sketchup aprendi com tutoriais e muitos macetes só aos poucos aprendemos. Adorei a "multiplicação dos componentes" e também a dica do Henrique.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Estou com um problema... já tentei de tudo, até desinstalei o SU e instalei de novo pra ver se não era erro de instalação, mas ele não multiplica. Já digitei o "/3+enter" umas 500 vezes de umas 20 formas diferentes e não vai. O máximo que consegui foi sobrepor uma cópia a original... me ajudem, o que eu to fazendo de errado?!

    ResponderExcluir
  5. Háa TO com O MESMO problema do Educarosi

    ResponderExcluir
  6. Também não consegui multiplicar o objeto, minha versão do SU é o 8

    ResponderExcluir
  7. Esse blog é nota 10! realmente sem palavras! não sei se já tem essa postagem, mais seria bom colocar se nao tivsse: adequar uma janela em uma parede em varias perspectivas!

    ResponderExcluir

Gostou do tutorial? ficou alguma dúvida? não esqueça de comentar.

Pesquisa

Share