quinta-feira, 1 de abril de 2010

Alterando perspectiva da câmera no Google Sketchup.

No tutorial de hoje irei explicar como é feito a alteração da perspectiva da câmera no Sketchup.

 

É um procedimento bem simples e fácil de fazer, está pergunta foi feita pela Cristiane, mas como não cheguei a falar sobre isso ainda achei melhor criar uma nova postagem para falar um pouco sobre este assunto.





Como exemplo, irei utilizar esta casa que foi publicado pelo usuário Andres e a mesma se encontra disponibilizada no Armazém 3D para download, testes, etc.




Primeiramente antes de mais nada vamos ajustar o Axes point corretamente na borda da casa modelada como na figura abaixo.

Fazer este procedimento é tranqüilo, clique em Tools > Axes


Posicione o Axes como fiz na figura abaixo bem no canto do modelo 3d, lembrando que a linha azul "blue axis" sempre deve ficar apontada para cima.


Agora já posso mostrar como funciona as perspectivas de câmera, na imagem abaixo a câmera está normal, nada foi feito ainda.


A primeira que irei mostrar que foi a dúvida que a Cristiane me perguntou, ela precisava saber como mudar a visão cônica do Sketchup para uma perspectiva Isométrica.

Primeiramente o que deve ser feito é clicar em View > Perspective.


Logo após clicar nesta opção a visão da casa irá mudar de Perspective para Parallel Projection, ou Projeção Paralela.


E para mudar a perspectiva para Isométrica agora é só clicar em Camera > Standard View > ISO


Veja que a casa mudou a perspectiva de cônica pra isométrica, deixando a modelagem com aspecto de Pixel Art, ou aquele jogo Hotel Habbo.


Agora irei mostrar como fica a visão da casa em outros tipos de visão, a primeira é a TOP. (Topo)


Segunda BOTTON (baixo)


Terceira FRONT (Frente)


Quarta BACK (Traz)


Quinta LEFT (Esquerda)


Terceira RIGHT (Direita)


E a ultima ISO de Isométrica que eu tinha mostrado anteriormente.


Outro tipo de perspectiva é a de dois pontos ou Two Point Perspective.


Temos também a Field of View ou visão de campo.


Em Field of View você pode alterar o campo de visão como numa lente de máquina fotográfica podendo fazer com que a entrada da casa por exemplo tenha um campo de visão maior dando destaque as laterais com um campo maior de visão.


Ou diminuindo o campo de visão dando destaque apenas na entrada sem as laterais.


Bom pessoal por em quanto é isso, qualquer dúvida pergunta ou observação estou a disposição.

Abaixo temos o link da primeira parte do tutorial ensinando a utilizar a ferramenta Walk (Andar), assista e aprenda como criar animações que simulam passos dentro do seu ambiente 3D.

Dicas & Truques - Ferramenta Walk.


Até a próxima.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo tutorial, simples, fácil e esclarecedor. Eu estava com dúvidas quanto a uma perspectiva de um arquivo que abri e a mesma parecia ser paralela, apesar de estar selecionada em perspectiva (três pontos de fuga). Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do tutorial, aliás, todos tem me ajudado. Esse ponto de definição da vista isométrica é bem interessante e eu mesmo ficava apanhando pra alinhar o desenho girando ele em mil direções diferentes com move, rotate e orbit para alinhar com os axes. Obrigado pela ajuda e continue com o blog que tem me ajudado muito no meu serviço!

    ResponderExcluir

Gostou do tutorial? ficou alguma dúvida? não esqueça de comentar.

Pesquisa

Share