Desta vez irei ensinar algo mais fácil para se fazer utilizando a ferramenta Follow Me. (Siga me)
Caso estiver desenhando uma cozinha ou banheiro e precisar fazer uma torneira esta técnica básica é uma mão na roda para quem é iniciante.
Primeiramente abram o Sketchup, podem escolher o Template que acharem melhor neste caso, eu vou utilizar Architectural Design – Feet and Inches.
Utilizando a Line Tool
Depois irá clicar em Arc
Agora o próximo passo é puxar a linha para cima formando uma curva novamente no eixo azul. (on blue axis)
Agora que temos o traço da nossa torneira iremos dar a ela a forma que precisamos.
Na barra de ferramentas clique em Circle
Para fazer o circulo com 6 lados quando estiver ajustando o seu tamanho e posição, aperte no teclado “6 S” e aperte “Enter” logo em seguida.
Agora na barra de ferramentas você irá clicar na Follow Me

Após terminar o Sketchup irá dar uma suavizada nas curvas automaticamente
Agora vamos reverter a face para que a textura fique do lado correto, apenas selecione tudo com a Select
Sempre que a textura estiver do lado correto ela vai ser branca, e se estiver do lado inverso fica naquele tom de cinza escuro.
Quanto àquela linha que aparece logo no começo da curva da torneira, não se preocupe é assim mesmo, tanto que se irmos no Menu View > Edge Style > desativarmos Display Edges, Profiles, Extencion como na imagem abaixo.
Iremos ver a torneira limpa sem nenhuma linha naquele local.
O tutorial de hoje é só isso, se quiser aproveitar pode continuar e fazer uma pia completa usando Push/Pull.
Agora que você conseguiu fazer uma torneira, recomendo que acesse o próximo tutorial que também modelo com Follow Me só que este é mais complexo.
Desenhe uma Lata de Coca-Cola com Follow Me
por que eu tenho de reverter as faces se eu posso aplicar textura em ambos os lados?
ResponderExcluirOlá anônimo, a importância de manter as faces sempre do lado correto é porque quando importamos o modelo para outro software de renderização, se as faces não estiverem do lado certo, elas simplesmente não irão aparecer corretamente.
ResponderExcluirIsso não vale apenas para software que renderizam os objetos em 3D do Sketchup, no Próprio Google Earth quando enviamos um edifício por exemplo, se ele tiver faces invertidas, ele será recusado até que as faces com as texturas estejam do lado correto.
Fernando, fiz este modelo da torneira, criando um tubo. Mas eu gostaria de criar um tubo oco, pois estudarei em outro programa; de CFD, os fluxos de líquidos e ar passando dentro deste tubo que criei. Como o deixo oco?
ResponderExcluirObrigado