Tutorial Sketchup Brasil: Por qual template começar?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Por qual template começar?



Essa é uma pergunta que foi feita pela Arquiteta Cássia, e aproveitando a sua dúvida vou explicar para todos por onde começar, afinal saber com qual Templete trabalhar é essencial, seja você um Arquiteto, Engenheiro, Publicitário, Designer, Ilustrador, etc.

 

Templete nada mais é do que modelos pré definidos pelo próprio Sketchup para facilitar o seu trabalho antes de começar.










No caso da Cássia, supondo que ela precise começar por exemplo fazendo projeto de uma planta baixa, já que na pergunta que me fez disse que entende de Cad.

Ela pode usar duas Templates expecifica para esse tipo de trabalho, no Sketchup são elas Plan View - Feet and Inches (Polegadas) ou Meter (Metros).


No caso da imagem abaixo escolhi a segundo opção.

Como podem ver está Template  inicialmente apresenta um plano de visão em 2D onde só vemos o eixo verde e vermelho, e a unidade de medidas escolhida foi Metros.


Claro que se você utilizar a ferramenta Orbit para rotacionar, ou qualquer outra ferramenta para movimentar a câmera irá ver o eixo azul e terá a visão em 3D normalmente como nos outros Templates.

Se preferir também é possível alterar a unidade de medida que estiver utilizando dentro da Template caso for necessário.

Para alterar a unidade de medida independente da Template que estiver utilizando clique em Window > Model Info.


Irá aparecer uma janela com com diversas opções, para alterar a medida selecione na coluna da esquerda "Units" e em Lenght Units temos Format que por padrão está marcado Decimal e ao lado Metros.


Em format temos as opções usadas em outras Templates, Archtectural (Arquitetura) Decimal que são números decimais, Engennering (Engenharia) e Fractional que são números fracionados.


Ao lado de Format temos Inches que são polegadas, Feet que são pés, Milimetros, Centimetros, e Metros.


Em Presicion é onde alteramos a precisão de como queremos que seja exibida das medidas em Lenght.


Todas as alterações de medida fizer irá aparecer sempre no canto inferior direito, lembrando que estas alterações podem ser feitas em qualquer Template que estiver utilizando.


A versão 7.1 do Google Sketchup ou seja a mais atual tem no total 7 Templates.

A primeira é a Simple Template onde temos duas opções o que muda entre elas são apenas medidas.


Logo abaixo a Architectural Design- Modelo próprio para arquitetos onde novamente temos duas opções e a diferença novamente são as medidas.


Google Earth Modeling - Apropriada para modelagem de edifícios e casas para serem inseridas no Google Earth.


Engineering - Modelo próprio para engenheiros.


Product Design and Woodworking - Modelo usado para design de produtos e objetos geral seja ele cadeiras, latas, TV's, camas, sofas, etc.


Plan View - Visão plana utilizada por arquitetos para desenhar a planta baixa em geral.

 

Beginning Training Template - Template utilizado por iniciantes para treino.

 

Bom agora cabe a você saber qual Template atende melhor a sua necessidade, basicamente o que muda entre elas é apenas o fundo e as unidades de medidas, e caso você começou com uma Template e avançou no seu projeto, mas gostaria de mudar para outra, apenas salve seu trabalho, feche o Sketchup, abra ele novamente e selecione outra, o projeto continua o mesmo, só o modelo de Template que irá mudar.

Próximo tutorial ensino como utilizar fotos para desenhar móveis para sua casa.
Desenhando moveis para decoracao

Um comentário:

  1. Boa tarde. Adorei este tutorial e minha grande dificuldade é em alterar um template de arquivo que já comecei. É que eu já havia desmarcado a opção "Always show on startup". Como faço? Grata

    ResponderExcluir

Gostou do tutorial? ficou alguma dúvida? não esqueça de comentar.

Pesquisa

Share