segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Inserindo carros, plantas etc.


Olá pessoal tudo bem?
Espero que todos tenham tido uma ótima passagem de ano e que 2011 seja um ano melhor que 2010. Neste post irei responder a uma pergunta que me foi feita ao longo do tempo em que estive ausente, algumas perguntas irei responder diretamente nos tutoriais anteriores, mas algumas irão acabar virando novos tutoriais como é o caso dessa pergunta que irei responder hoje feita pela usuária Malta. Abaixo segue sua pergunta. "Oi... gostaria de saber como botar plantas, arvores, carros, pessoa e etc... para encrementa meu desenho?! obrigado pela atenção"



Bom vamos lá, primeiramente o que você deve saber é que o Google Sketchup possui o Armazém 3D que é como se fosse um banco de arquivos disponibilizados por outros usuários, ou seja nele você pode encontrar arquivos enviados por mim, e diversas outras pessoas ao redor do Planeta.
Já falei sobre ele anteriormente neste post se você é marinheiro de primeira viagem recomendo a leitura. Armazem 3d do google Sketchup.
Mas respondendo a pergunta da Malta, criei um pequeno tutorial abaixo que irá explicar como adicionar objetos trazidos do Armazém 3D em sua cena, existem duas formas de se fazer isso, primeira é com o próprio Sketchup aberto como fiz abaixo.
Como pode ver na imagem abaixo se clicarmos em File > 3D Warehouse > Get Models.




Uma janela dentro do próprio Sketchup ira se abrir 3D Warehouse é o nome em Inglês para Armazém 3D "ah vah..."



Nela temos o campo de busca, se digitar carros e clicar em Search o Armazém irá exibir a biblioteca com o nome de carros, se digitar apenas "car" ou "cars" ou algum modelo em especifico que estiver procurando ele provavelmente irá aparecer também se tiver no armazém com o nome que estiver procurando. (Sem grandes segredos até ai...
Lembrando que nomes em Inglês ou outro idioma também podem trazer sempre alguma coisa especifica, eu sempre procuro primeiramente em Inglês se não achar o que preciso procuro em Português mesmo.
Abaixo temos alguns outros exemplos de busca, como pode ver você deve sempre digitar a palavra chave do que precisa, nunca em hipótese alguma você irá digitar "quero uma casa amarela com 3 quartos, uma suíte, e um carro na garagem" se estiver precisando de uma casa amarela, irá digitar apenas "casa amarela" ou "Yellow House", o carro e outros detalhes você terá que fazer depois.
Abaixo temos exemplo de busca de "Pessoas"



E de plantas. 


Agora se eu quiser fazer o Download diretamente do que encontrei no Armazém para a minha cena como faz? muito simples e fácil, no próximo exemplo irei baixar a casa amarela feita pelo usuário Tron
Ao clicar nela depois em Download Model, uma janela irá me perguntar se desejo abrir  o modelo diretamente em minha cena, nesse caso você clica em Sim.



Após o download do arquivo, quando terminar a casa irá aparecer em sua cena como na imagem abaixo.
No meu caso, eu esperava que viesse somente a casa, mas como podem ver se trata de um modelo geo referenciado, ou seja provavelmente o Tron fez a sua casa e tentou disponibilizar ela no Armazém 3D para que ela ficasse disponibilizada em 3D no Google Earth.
O problema algumas vezes de se trabalhar com os arquivos do Armazém 3D, é que ele sempre irá vir com um monte de surpresas, no meu caso foi a localidade geográfica de sua casa, nesse caso tive que selecionar tudo, clicar com o botão direito do mouse > explode para desagrupar tudo. 


 
Depois do comando Explode, cliquei com o botão direito no terreno ao redor de sua casa, e clique em "Unlock" para destravar o terreno e permitir a exclusão dele deixando somente a casa.


 
Como eu disse anteriormente, como esses arquivos são enviados por diversas pessoas, eles provavelmente nunca irão estar de acordo com o que precisa exatamente, sempre terá que ajustar a escala, verificar se estão com as faces corretas, ou muitas vezes o material possui uma contagem poligonal tão grande que irá deixar a sua cena extremamente pesada, portanto tome um pouco de cuidado antes, sempre salve a sua cena para não perder seu trabalho e se arrepender depois.
Agora que tenho somente a casa que me interessa, aparentemente está tudo normal, mas não é bem o que parece.
Vamos supor que eu precise mover a casa para o lado ou rotacionar ela, se eu selecionar ela do jeito que está, repare que temos uma seleção ao redor dela, mas temos uma também para o telhado, outra para o chão e assim por diante, se eu tentar rotacionar ela dessa forma ela irá ficar distorcida, portanto antes de mais nada eu devo clicar com o botão direito do mouse com tudo selecionado e agrupar tudo, transformando tudo numa só seleção.


 
Depois de agrupado tudo, como podem ver na imagem abaixo se clico na casa a seleção que aparece ao redor é apenas uma, dessa forma eu posso mover a casa para o eixo correto da cena, corretamente.


 
Agora o que irei fazer é adicionar um carro na cena para colocar ele na garagem da casa do Tron o procedimento que irei fazer é o mesmo que fiz para colocar a casa na cena.
O carro que usei foi modelado pelo usuário Jacco caso tiverem interesse nesse modelo.
Ao inserir ele percebi que ele estava grande de mais, tudo o que tive que fazer nesse caso foi apenas reduzir o seu tamanho, fazer isso também é bem tranqüilo, apenas selecione o carro e aperte a tecla "S"
Depois de ter selecionado o objeto e ter apertado a tecla "S" repare que diversos pontos verdes irão aparecer ao redor do objeto selecionado, para reduzir o seu tamanho proporcionalmente, você deve pegar sempre um ponto superior ou inferior em algum dos cantos, se olhar na imagem abaixo verá que os pontos vermelhos é exatamente onde estou manipulando no momento.





Agora que fiz a redução da escala, movi o carro para garagem, porém vi que ainda precisava reduzir um pouco mais o tamanho para ficar na proporção correta da casa.


Bom agora irei explicar a outra maneira de inserir objetos em sua cena.
A outra forma é a seguinte, o Armazém 3D não precisa ser necessariamente acessado somente pelo Google Sketchup, você pode acessa-lo também através do seu navegador no endereço abaixo.
Dessa forma irei usar como exemplo a planta criada pelo usuário Designer Tiago só que ao invés de carregar o modelo diretamente em minha cena como fiz anteriormente, irei fazer o seu download primeiramente para minha máquina somente para depois importar o objeto para a cena no Sketchup.
Fazer isso também é moleza, apenas acesse o link abaixo
Depois clique no botão de Download, e escolha sempre a versão mais atual para baixar, caso estiver numa versão inferior a 6 favor atualizar para 8.
Se não souber como fazer isso, clique no link abaixo.
Depois clique em Download e salve o arquivo em sua máquina, de preferência num local onde irá encontrar facilmente.
Agora com a cena aberta no Sketchup, tudo o que você precisa fazer apenas é clicar em File > Import.
Localizar o arquivo que baixou ou que está salvo em sua máquina, em "Arquivo do tipo" deve deixar a opção selecionada "Sketchup Files" e clicar em abrir.


Após feito este procedimento o vaso irá aparecer normalmente em sua cena.


Lembrando que este procedimento de importação pode ser utilizado para importar qualquer tipo de modelo do Google Sketchup que estiver salvo em sua máquina.
Isso conclui o primeiro tutorial de 2011, nele você aprendeu como baixar arquivos diretamente do Armazém 3D para sua cena, aprendeu o que é o armazém 3D, aprendeu como ajustar a sua escala e proporção, e aprendeu também como importar objetos salvos em sua máquina para a cena que estiver em trabalhando.
É isso pessoal até a proxima.
Tutorial Sketchup Brasil® by Fernando Bernardo.




2 comentários:

  1. Cara eu gostaria de fazer parceria com você ,gostei muito daqui ,e gostaria de fazer parceria ,flw

    ResponderExcluir
  2. Eu queria fazer parceria com seu blog ,parabens por ele aliás !
    Meu blog e www.sketchupforever.blogspot.com
    Abs
    Gustavo

    ResponderExcluir

Gostou do tutorial? ficou alguma dúvida? não esqueça de comentar.

Pesquisa

Share